Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Edital | Instituto FALA! lança edital exclusivamente para Coletivo

Com o tema Jornalismo, comunicação e cultura nos territórios: novos formatos como meio de transformação social, o edital vai oferecer quatro bolsas de 6 mil reais para a produção de reportagens especiais

Foto: Acervo/Instituto Fala

16 de abril de 2024 | por

Com o tema Jornalismo, comunicação e cultura nos territórios: novos formatos como meio de transformação social, o edital vai oferecer quatro bolsas de 6 mil reais para a produção de reportagens especiais 

É com o objetivo de promover uma mistura entre jornalismo, comunicação e cultura que o Instituto FALA! lança seu primeiro edital, em parceria com o Instituto Mídia Étnica. Podem concorrer coletivos de jornalismo, comunicação e/ou cultura que atuem nos territórios periféricos da Grande Salvador, com pelo menos 1 ano de formação e ativos em suas redes. Não é necessário que estejam formalizados como Pessoa Jurídica.

O Edital foi anunciado no encerramento do FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas, realizado em Salvador, em agosto de 2022. O objetivo é  apoiar coletivos da capital baiana e região metropolitana que apostam nessa perspectiva de troca. O Instituto FALA! é idealizador e realizador do Festival que, em 2023, terá sua 4a edição, desta vez na cidade de Recife. As duas primeiras, em 2020 e 2021, aconteceram de forma remota na plataforma digital do Sesc São Paulo. A terceira foi realizada presencialmente em Salvador, na Bahia.

“A Bahia, em geral, e Salvador, em particular, trazem em seu DNA um jornalismo combativo e focado nas pautas populares. Este jornalismo esteve presente desde sempre nas periferias e nos bairros menos favorecidos, tocado a partir do trabalho dos chamados comunicadores populares. Foi partindo dessas premissas que decidimos começar por Salvador a edição presencial do Festival FALA! e lançar esta iniciativa destinada a ajudar a fortalecer os coletivos locais de mídia”, afirma Rosenildo Ferreira, diretor-executivo do Instituto FALA!.

O Instituto Fala é uma entidade da sociedade civil sem fins lucrativos, centrada no debate sobre o jornalismo de causas e seu papel na sociedade brasileira, a partir da perspectiva popular e da interseccionalidade entre jornalismo, comunicação e cultura. Foi fundado e é gerido por quatro grupos de mídia independente de referência no Brasil: Alma Preta, Marco Zero Conteúdo, Ponte Jornalismo e 1 Papo Reto. 

O Instituto Mídia Étnica é uma organização da  sociedade civil criado por jovens negros de Salvador, Bahia  em 2005, com o objetivo de realizar projetos para assegurar o  direito humano à comunicação e o uso das ferramentas  tecnológicas pelos grupos socialmente excluídos,  especialmente a comunidade afro-brasileira. Em 2008 foi  criado o portal Correio Nagô, o principal canal de  veiculação de conteúdos jornalísticos e audiovisuais. 

O principal critério para a seleção dos coletivos no Edital é a inovação de formatos, que deve estar tanto na forma de apresentação da reportagem – portanto na forma escolhida para contar a história – quanto na própria pauta, que precisa visibilizar experiências e iniciativas que buscam a incidência política e cultural nos territórios a partir de novas linguagens.

Os coletivos precisam estar sintonizados com os valores do Instituto FALA! de promoção dos direitos humanos, da democracia e da justiça social, comprometidos com uma agenda de comunicação antirracista, anti-transfóbica, diversa, plural e de tolerância religiosa. A inscrição será realizada por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado no site do Instituto FALA!.

Os conteúdos das reportagens on-line produzidas pelos coletivos selecionados serão publicados no site do Instituto FALA! e divulgados nas redes do Instituto (em colab com cada um dos coletivos selecionados), bem como nos portais das quatro organizações fundadoras e suas respectivas redes sociais. 

As reportagens serão expostas ao público da quarta edição do FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas, que vai acontecer em setembro, na cidade de Recife, em Pernambuco. O Instituto arcará com passagem e hospedagem para 1 integrante de cada coletivo selecionado, para acompanhar a exposição das reportagens e os debates do Festival FALA! 2023.

Artigos relacionados

Editorias

Edital

Regulamento do Edital FALA! 2024 para coletivos de Pernambuco

Regulamento da seleção de bolsas para a produção de reportagens que abordem as agendas de justiça climática, justiça social e da democracia nos territórios periféricos a partir de experiências de novos formatos e linguagens nas áreas de jornalismo, comunicação e cultura.

Os organizadores do Festival FALA! Antônio Junião, Rosenildo Ferreira, Elaine Silva, Laércio Portela e Pedro Borges no encerramento da quarta edição | Créditos: Vinicius Martins / Alma Preta Jornalismo
Oportunidade

Instituto FALA! anuncia abertura de edital para coletivos de Pernambuco, no encerramento de seu festival de comunicação, culturas e jornalismo de causas.

Pernambuco, setembro de 2023 – Nos dias 21, 22 e 23 de setembro aconteceu no Recife, no Centro Cultural Cais do Sertão, a quarta edição do FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas. O evento debateu o futuro do jornalismo e seu papel na sociedade brasileira a partir da perspectiva popular, e colocou em discussão as diferentes linguagens do cotidiano, como slam, cordel, literatura, teatro, música, modos off-line (carros de som).