Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Edital | Novos formatos e linguagens para o jornalismo de causas

Edital | Novos formatos e linguagens para o jornalismo de causas

Edital | Novos formatos e linguagens para o jornalismo de causas

2 de abril de 2024 | por

Costuma-se dizer que o jornalismo perde credibilidade e está em crise o seu modelo de negócio. Mas de que jornalismo estamos falando quando generalizamos os problemas enfrentados pela mídia corporativa?  

Há também um jornalismo em ascensão por todo o país, especialmente nas periferias das grandes e médias cidades, no campo e nas florestas, que tem colocado em xeque alguns dos paradigmas que costumavam legitimar a profissão. A começar pelo mito da imparcialidade.  

Estamos falando de um jornalismo posicionado, comprometido com a agenda antirracista, por justiça social e uma democracia de fato participativa. 

Temos por referência o trabalho do professor Dennis de Oliveira que desenvolve a ideia do jornalismo como ação cultural emancipatória a partir das lições de Paulo Freire para uma prática pedagógica libertadora. 

Um jornalismo que, sem abrir mão da apuração rigorosa dos fatos, busca novos formatos e linguagens para se comunicar mais efetiva e afetivamente com seu público.  

Seja na batida do hip hop, no traço do grafite e dos quadrinhos, no movimento ligeiro do audiovisual periférico, na rádio poste ou no lambe. Nas redes e nas ruas.

É com o espírito de promover essa mistura entre jornalismo, comunicação e cultura que o Instituto FALA! lança o Primeiro Edital FALA!. 

Anunciado no encerramento do FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas em agosto de 2022, em Salvador, o edital vai apoiar coletivos da capital baiana e região metropolitana que apostam nessa perspectiva de troca. 

EDITAL FALA!

Regulamento da seleção de bolsas para a produção de reportagens que abordem as agendas de justiça social e da democracia nos territórios periféricos a partir de experiências de novos formatos e linguagens nas áreas de jornalismo, comunicação e cultura.

ORGANIZADOR

O Instituto Fala é uma entidade da sociedade civil sem fins lucrativos centrada no debate sobre o jornalismo de causas e seu papel na sociedade brasileira, a partir da perspectiva popular e da interseccionalidade entre jornalismo, comunicação e cultura. 

Foi fundado e é gerido por quatro grupos de mídia independente de referência no Brasil: Alma Preta, Marco Zero Conteúdo, Ponte Jornalismo e 1 Papo Reto. 

O Instituto é idealizador e realizador do FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas que, em 2023, terá sua quarta edição, desta vez na cidade de Recife. As duas primeiras, em 2020 e 2021, aconteceram de forma remota na plataforma digital do Sesc São Paulo. A terceira foi realizada presencialmente em Salvador, na Bahia.

TEMA

Jornalismo, comunicação e cultura nos territórios: novos formatos como meio de transformação social.

Objetivo geral:  Promover e reverberar novas agendas, formas e linguagens da comunicação, da cultura e do jornalismo de causas.

Objetivos específicos: 

  • Dar protagonismo a vozes e corpos marginalizados na produção e disseminação de conteúdos produzidos a partir das periferias.
  • Desenvolver a interseccionalidade entre jornalismo, comunicação, linguagem e culturas periféricas.
  • Estimular novos olhares e perspectivas estéticas na produção de conteúdo para a incidência política.

OBJETO 

Serão oferecidas quatro bolsas de 6 mil reais cada uma para a produção de reportagens online sobre novos formatos – de jornalismo, comunicação e cultura – e experiências de transformação social nos territórios periféricos. 

A inovação de formatos deve estar tanto na forma de apresentação da reportagem – portanto na forma escolhida para contar a história – quanto na própria pauta, que precisa visibilizar experiências e iniciativas que buscam a incidência política e cultural nos territórios a partir de novas linguagens. 

INSCRIÇÕES 

Estarão aptos a concorrer às bolsas os coletivos de jornalismo, comunicação e/ou cultura que atuem nos territórios periféricos da Grande Salvador. 

Os coletivos precisam ter mais de 1 ano de formação e estarem ativos em suas redes.

Não é necessário que os coletivos estejam formalizados como Pessoa Jurídica.

Os coletivos precisam estar sintonizados com os valores do Instituto FALA! de promoção dos direitos humanos, da democracia e da justiça social, comprometidos com uma agenda de comunicação antirracista, anti-transfóbica, diversa, plural e de tolerância religiosa.

A inscrição será realizada por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado no site do Instituto FALA!.

Nele, será necessário fornecer as seguintes informações:

  • Identificação do coletivo e de pelo menos 1 (um) responsável com contatos.
  • Breve histórico de formação e atuação do coletivo.
  • Endereço de site (se tiver) e redes sociais do coletivo.
  • Proposta de pauta da reportagem online: com tema, relevância, contexto, abordagem, possíveis fontes; e informações/dados mais importantes.
  • Plano de trabalho com cronograma de atividades e breve descrição de pessoas envolvidas no processo de apuração, desenvolvimento e edição do material.
  • Proposta de apresentação de formato offline da reportagem.

SELEÇÃO

A escolha das propostas será realizada por banca de avaliação composta por 1 integrante de cada uma das organizações fundadoras do Instituto FALA! e mais duas pessoas de outras instituições parceiras convidadas.

Serão levados em conta os seguintes aspectos:

  • Cumprimento das exigências do edital.
  • Perfil de diversidade do coletivo.
  • Relevância do tema central abordado na pauta.
  • Qualidade e abrangência da pauta apresentada.
  • Exequibilidade da proposta de pauta e cronograma.
  • Qualidade e criatividade dos formatos das proposta de apresentação online e offline da reportagem.

CRONOGRAMA 

As inscrições para a seleção das bolsas poderão ser realizadas entre 17 de março e 17 de abril.

O resultado da seleção será divulgado no dia 02 de maio.

Haverá dois encontros de mentoria e apoio realizados por integrantes do Instituto com cada um dos coletivos selecionados. O primeiro na primeira semana seguinte ao anúncio do resultado para troca de ideias de enquadramento do tema e de produção da reportagem. E o segundo, no último mês antes da entrega, para discussão da finalização e edição do material.

As reportagens devem ser finalizadas e entregues até 25 de julho.

PUBLICAÇÃO 

Os conteúdos das reportagens online produzidos pelos coletivos selecionados serão publicados no site do Instituto FALA! e divulgados nas redes do Instituto (em colab com cada um dos coletivos selecionados), bem como nos portais das quatro organizações fundadoras e suas respectivas redes sociais.  

As reportagens serão expostas ao público da quarta edição do FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas a ser realizado na segunda quinzena de setembro na cidade de Recife, em Pernambuco. 

O Instituto arcará com passagem e hospedagem para 1 integrante de cada coletivo para acompanhar a exposição das reportagens e os debates do Festival FALA! no Recife.

Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos sobre esse edital deve se encaminhados para o e-mail: [email protected]

Artigos relacionados

Editorias

Editais Fala

Comunidade do Recife usa Lei de Acesso à Informação para mobilizar moradores sob risco crítico de deslizamento

Ao longo das gerações, a política do matar, do deixar morrer, ou do deixar viver em mundos de morte, fez com que o “medo da chuva” e o soterramento de corpos se tornasse uma “notícia sazonal” no bairro e na cidade durante os meses de maior precipitação.

Segundo dados obtidos junto à Secretaria de Infraestrutura do Recife em maio de 2024, foram encontradas, em Água Fria, 533 casas em situação crítica, sob risco alto ou muito alto de desabar.

Abertura com os organizadores do Festival FALA! e o professor da UNAMA – Da esquerda para a direita: Pedro Borges, Antonio Junião, Elaine Silva, Jessé Santa Brígida (Unama) e Rosenildo Ferreira
Notícias

Instituto FALA lança edital para coletivos de Belém

Entre os dias 22 e 24 de agosto, Belém foi palco da quinta edição do FALA! Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas. Realizado na Universidade da Amazônia (Unama), o evento abordou o futuro do jornalismo e sua função na proteção dos territórios e da vida, explorando a conexão entre comunicação, arte e cultura sob uma ótica popular, e também serviu como um espaço de reflexão sobre o papel da comunicação popular e independente no fortalecimento da democracia.

Edital

Regulamento do Edital FALA! 2024 para coletivos de Pernambuco

Regulamento da seleção de bolsas para a produção de reportagens que abordem as agendas de justiça climática, justiça social e da democracia nos territórios periféricos a partir de experiências de novos formatos e linguagens nas áreas de jornalismo, comunicação e cultura.