Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Quilombos modernos usam comunicação para transformação social em Salvador

A reportagem “Contos verdades com Tialila”, produzida por Raízes BA com apoio do Instituto FALA!, é uma contação de histórias de quilombos modernos de Salvador que buscam a transformação social, a democratização da notícia e da informação e a defesa do bem-estar social e do bem viver.

Foto: Acervo/Instituto Fala

23 de setembro de 2023 | por

As histórias dos movimentos Grupo de Mulheres do Alto das Pombas (GRUMAP), Grupo Cultural Mata Inteira e Grupo Popular de Arte de Rua A Pombagem são apresentadas por uma repórter âncora, “Tia Lila”, que apresenta de maneira descontraída enquanto relaciona os blocos da reportagem com a música afro-baiana e afro-brasileira.

A apresentadora foi construída de forma ficcional, em formato de animação 2D, promovendo uma forma transversal do jornalismo, onde a ficção e a animação têm a permissão de acontecer em harmonia com o rigor da apuração do jornalismo

Os atravessamentos entre esses três grupos são as diversas formas e apropriações de estratégias na comunicação e informação de suas pautas, como o podcast da GRUMAP e sua veiculação por meio de carro de som na comunidade local, jornal impresso, teatro de rua, poesia, pixação.

Artigos relacionados

Editorias

Edital

Regulamento do Edital FALA! 2024 para coletivos de Pernambuco

Regulamento da seleção de bolsas para a produção de reportagens que abordem as agendas de justiça climática, justiça social e da democracia nos territórios periféricos a partir de experiências de novos formatos e linguagens nas áreas de jornalismo, comunicação e cultura.

Os organizadores do Festival FALA! Antônio Junião, Rosenildo Ferreira, Elaine Silva, Laércio Portela e Pedro Borges no encerramento da quarta edição | Créditos: Vinicius Martins / Alma Preta Jornalismo
Oportunidade

Instituto FALA! anuncia abertura de edital para coletivos de Pernambuco, no encerramento de seu festival de comunicação, culturas e jornalismo de causas.

Pernambuco, setembro de 2023 – Nos dias 21, 22 e 23 de setembro aconteceu no Recife, no Centro Cultural Cais do Sertão, a quarta edição do FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas. O evento debateu o futuro do jornalismo e seu papel na sociedade brasileira a partir da perspectiva popular, e colocou em discussão as diferentes linguagens do cotidiano, como slam, cordel, literatura, teatro, música, modos off-line (carros de som).