Regulamento da seleção de bolsas para a produção de reportagens que abordem as agendas de justiça climática, justiça social e da democracia em territórios amazônicos a partir de experiências de novos formatos e linguagens nas áreas de jornalismo, comunicação e cultura.
ORGANIZADOR
O Instituto FALA! é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que tem como missão promover o jornalismo de causas e debater o seu papel na sociedade brasileira, a partir da perspectiva popular e da interseccionalidade entre jornalismo, comunicação e cultura.
O instituto é gerido por três grupos de mídia independente de referência no Brasil: Alma Preta Jornalismo, Marco Zero Conteúdo e Ponte Jornalismo.
O Instituto realiza o FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas que, em 2025, terá sua sexta edição, desta vez em Brasília, Distrito Federal. As duas primeiras, em 2020 e 2021, aconteceram de forma remota na plataforma digital do Sesc São Paulo. A terceira e quarta foram realizadas presencialmente em Salvador, na Bahia (2022), e no Recife, Pernambuco (2023). Em 2024, fomos para a cidade de Belém, no Pará. O Instituto também gere a Rede de Treinamentos FALA!, programa de formação para jornalistas de todo o país.
TEMA
Jornalismo, comunicação e cultura nos territórios: novos formatos como meio de transformação social.
EIXOS
Justiça Climática: os trabalhos apresentados para o eixo de justiça climática podem abordar temas como aquecimento global; racismo ambiental; tecnologias sociais e ancestrais desenvolvidas em territórios periféricos para mitigar e superar as consequências de ambos os fenômenos, dentre outros tópicos correlatos.
Justiça Social: os trabalhos apresentados para o eixo de justiça social devem abordar problemas estruturais da sociedade brasileira em decorrência de raça, etnia, gênero, sexualidade, classe e território.
Democracia: os trabalhos apresentados para o eixo de democracia devem abordar estratégias de incidência política de determinados grupos sociais; atuação de movimentos sociais (entendidos aqui de forma ampla, podendo ser movimentos que atuam na pauta de cultura, educação, tecnologia etc); resultados concretos de ações políticas de movimentos populares; dentre outros tópicos correlatos.
OBJETIVO GERAL
Promover e reverberar novas agendas, formas e linguagens da comunicação, da cultura e do jornalismo de causas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Dar protagonismo a vozes e corpos marginalizados na produção e disseminação de conteúdos produzidos a partir das periferias.
- Desenvolver a interseccionalidade entre jornalismo, comunicação, linguagem e culturas periféricas.
- Estimular novos olhares e perspectivas estéticas na produção de conteúdo para a incidência política.
OBJETO
Serão oferecidas quatro bolsas de 6 mil reais cada uma para a produção de reportagens online sobre novos formatos – de jornalismo, comunicação e cultura – e experiências de transformação social nos territórios periféricos.
A inovação de formatos deve estar tanto na forma de apresentação da reportagem – portanto na forma escolhida para contar a história – quanto na própria pauta, que precisa visibilizar experiências e iniciativas que buscam a incidência política e cultural nos territórios a partir de novas linguagens.
INSCRIÇÕES
Estarão aptos a concorrer às bolsas os coletivos de jornalismo, comunicação e/ou cultura que atuem no estado do Pará.
Os coletivos precisam ter mais de 1 ano de formação e estarem ativos em suas redes. Não é necessário que os coletivos estejam formalizados como Pessoa Jurídica.
Os coletivos precisam estar sintonizados com os valores do Instituto FALA! de promoção dos direitos humanos, da democracia e da justiça social, comprometidos com uma agenda de comunicação antirracista, anti-transfóbica, diversa, plural e de tolerância religiosa.
A inscrição será realizada por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado no site do Instituto FALA!. Nele, será necessário fornecer as seguintes informações:
- Identificação do coletivo e de pelo menos 1 (um) responsável com contatos.
- Breve histórico de formação e atuação do coletivo.
- Endereço de site (se tiver) e redes sociais do coletivo.
- Proposta de pauta da reportagem online com: tema, relevância, contexto, abordagem, possíveis fontes; e informações/dados mais importantes.
- Plano de trabalho com cronograma de atividades e breve descrição de pessoas envolvidas no processo de apuração, desenvolvimento e edição do material.
- Proposta de apresentação de formato offline da reportagem.
SELEÇÃO
A escolha das propostas será realizada por banca de avaliação composta por 1 integrante da Alma Preta Jornalismo, 1 integrante da Ponte Jornalismo, 1 integrante do Instituto FALA!, e mais uma pessoa convidada, representando uma instituição parceira, com atuação no estado do Pará.
Serão levados em conta os seguintes aspectos:
- Qualidade e criatividade dos formatos das propostas de apresentação online e offline da reportagem.
- Cumprimento das exigências do edital.
- Perfil de diversidade do coletivo.
- Relevância do tema central abordado na pauta.
- Qualidade e abrangência da pauta apresentada.
- Exequibilidade da proposta de pauta e cronograma.
CRONOGRAMA
As inscrições para a seleção das bolsas poderão ser realizadas entre os dias 18 de março e 22 de abril.
O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 12 de maio.
Haverá dois encontros de mentoria e apoio realizados por integrantes do Instituto FALA! com cada um dos coletivos selecionados. O primeiro na primeira semana seguinte ao anúncio do resultado para troca de ideias de enquadramento do tema e de produção da reportagem. E o segundo, 2 semanas antes da entrega da reportagem, para discussão da finalização e edição do material.
Os vencedores terão 10 semanas para desenvolvimento dos projetos.
As reportagens devem ser finalizadas e entregues até o dia 25 de julho.
Inscrições | Até 22 de abril |
Divulgação do resultado da seleção | 12 ao 16 de maio |
Entrega dos projetos | 25 de julho |
PUBLICAÇÃO
Os conteúdos das reportagens online produzidas pelos coletivos selecionados serão publicados no site do Instituto FALA! e divulgados nas redes do Instituto (em colab com cada um dos coletivos selecionados), bem como nos portais das organizações fundadoras e suas respectivas redes sociais.
As reportagens serão expostas ao público da sexta edição do FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas a ser realizado na segunda quinzena de agosto em Brasília, Distrito Federal.
O Instituto arcará com passagem e hospedagem para 1 integrante de cada coletivo vencedor para acompanhar a exposição das reportagens e os debates do Festival FALA! Brasília 2025.
Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos sobre esse edital devem ser encaminhados para o e-mail: [email protected]