Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Promovendo
o jornalismo
de causas

Quem Somos

O jornalismo no Brasil, em sua forma de representação e agenda, tem contribuído para a permanência de uma sociedade desigual, racista, misógina, com herança colonial, reforçando injustiças e desigualdades.

Reconhecendo esse problema, o Instituto FALA! se propõe a debater e promover um jornalismo que seja transformador em seu formato e linguagem, mais plural e diverso formulado e afirmado por vozes historicamente e continuadamente marginalizadas.

Para que ele seja, assim, agente efetivo de construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Somos uma organização sem fins lucrativos fundada por quatro mídias independentes referências no jornalismo de causas: Alma Preta, Marco Zero Conteúdo, 1Papo Reto e Ponte Jornalismo.

Missão

Promover e reverberar o encontro de novas agendas, formas e linguagens de um jornalismo baseado em causas, experiências e interesse público.

Visão

Reposicionar o debate sobre jornalismo no Brasil e contribuir para o aprimoramento das políticas públicas para um jornalismo mais qualificado e inclusivo, baseado em experiências e linguagens diversas.

Valores

Expediente

Diretor

Antônio
Junião

Nascido em Campinas (SP), é formado em Artes Visuais e faz jornalismo ilustrado desde 1994. Atuou como designer e cartunista em veículos como Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Veja e Courrier International (França). Ganhou o Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre (2011), o prêmio Vladimir Herzog de 2005 e menção honrosa em 2006, além do prêmio de cartuns sobre Aids do Ministério da Saúde (2004). É cofundador e diretor da Ponte Jornalismo.

Diretora

Elaine
Silva

É sócia-diretora na Alma Preta Jornalismo, responsável por gerir áreas estratégicas para o desenvolvimento da organização, como recursos humanos, administrativo e projetos. Possui formação em Administração de empresas e Gestão Financeira na UNIESP e Anhembi Morumbi. É responsável pela análise, gestão, controle contábil, planejamento estratégico de negócios, desenvolvimento institucional e captação para organizações e empresas, além de sócia de outras organizações como a Black Adnetwork e Instituto FALA!

Diretor

Pedro
Borges

É co-fundador, editor chefe da Alma Preta e mestrando em História pela Unicamp, onde estuda o Movimento Negro Unificado (MNU). Formado pela UNESP, compôs a equipe do Profissão Repórter e é integrante da escola de samba Camisa Verde e Branco. É co-autor do livro “AI-5 50 ANOS – Ainda não terminou de acabar”, vencedor do Prêmio Jabuti em 2020 na categoria Artes.

Diretor

Rosenildo
Ferreira

É jornalista e possui MBA em Gestão da Comunicação e marketing nas Mídias Sociais (FAAP-SP) e em Jornalismo de Causas (Instituto Tecnológico de Monterrey − México). É cofundador do Instituto FALA de Comunicação, Cultura e Jornalismo de Causas e atua como editor-chefe do site 1 Papo Reto.

Gestora de
projetos

Thayane
Guimarães

Jornalista, mestre em estudos de mídia e gestora de projetos. Trabalhou como gerente de programas no Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), pesquisadora sênior em Democracia e Tecnologia no Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio) e fellow do programa Open Heroines. Integrou as equipes de comunicação da Anistia Internacional Brasil e do Grupo Cultural AfroReggae. Participou da construção do Marco Civil da Internet, no período em que coordenou a Frente Ampla pela Liberdade de Expressão do RJ.