O coletivo “Palafita: Artistas de Frente para o Rio” apresenta o documentário Lama ou Pipa? O legado da COP na Vila da Barca, produzido na comunidade da Vila da Barca, no bairro do Telégrafo, em Belém-PA. O filme revela como o território desenvolve práticas de resistência frente ao racismo ambiental, à ausência de saneamento básico e aos impactos sociais negativos provocados pelas obras da COP30, que recebe o esgoto da área nobre da Doca de Souza Franco.
A mobilização da comunidade é narrada por múltiplas vozes e frentes de atuação: como a Comissão Solidária Vila e Biblioteca Barca. Juntos, compartilham experiências de enfrentamento e estratégias de sobrevivência: desde o combate ao racismo ambiental até a luta por saneamento, direito à memória, aos sonhos e à educação popular. Com a chegada da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) em novembro de 2025, em Belém, este trabalho dá centralidade às vozes da periferia amazônica. As crianças da Barca Literária cantam: “essa barca não é minha só, ela é de todos nós”, portanto, este filme nos convida a sonhar outros presentes e futuros possíveis, construídos a partir dos afetos e resistência popular.
Assista o documentário na íntegra clicando neste link
*Este documentário foi produzido pela Palafitas, financiada com recursos do Edital 2025 do Instituto FALA!, uma organização sem fins lucrativos fundada por três mídias independentes referências no jornalismo de causas: Alma Preta, Marco Zero Conteúdo e Ponte Jornalismo.








