Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Edital | Instituto FALA! divulga vencedores de edital de bolsas de jornalismo para Salvador

Edital | Instituto FALA! divulga vencedores de edital de bolsas de jornalismo para Salvador.

Edital | Instituto FALA! divulga vencedores de edital de bolsas de jornalismo para Salvador.

2 de abril de 2024 | por

A Voz do Axé, Entre Becos, Kalifa LXXI e Raízes BA vão receber mentoria e R$ 6 mil para realizar produções.

O Instituto Fala!, em parceria com o Instituto Mídia Étnica, divulga nesta terça-feira, dia 2 de maio, os quatro vencedores  do edital de bolsas de reportagem para coletivos de comunicação de Salvador e região metropolitana: A Voz do Axé, Entre Becos, Kalifa LXXI e Raízes BA.

Os quatro coletivos vão receber, cada um, uma bolsa de 6 mil reais para realizar produções que abordem a transformação social por meio de novos formatos e linguagens.

Além de receberem mentoria, os trabalhos serão apresentadas na quarta edição do Festival FALA!, que em 2023 será realizado em setembro na cidade de Recife, por um integrante de cada coletivo (o Instituto Fala arcará com os custos da viagem).

edital, realizado pelo Instituto Fala em parceria com o Instituto Mídia Étnica, recebeu propostas inspiradoras e originais. Elas foram avaliadas por uma comissão julgadora formada por um integrante de cada uma das organizações fundadoras do Instituto FALA! (Alma Preta, Marco Zero Conteúdo, Ponte Jornalismo e 1 Papo Reto) e duas pessoas representantes de instituições parceiras convidadas.

A escolha foi difícil, dado o alto nível das propostas recebidas. O Instituto Fala! agradece a todos os grupos que se inscreveram com trabalhos que fortalecem e ampliam as vozes de suas comunidades, promovendo agendas democráticas e de justiça social.

Conheça mais sobre os vencedores:

A Voz do Axé

Site: https://vozdoaxe.com

Instagram: @programa_avozdoaxe_oficial

Rede independente de comunicação e ativismo, sem fins lucrativos, que há seis anos realiza atividades em prol da afirmação e valorização da identidade negra, numa perspectiva antirracista e antifascista. Debater representatividade das religiões de matriz africana, prestigiando as falas de enfrentamento ao racismo religioso, como também pela afirmação e valorização das práticas tradicionais. O programa A Voz do Axé surge com a ideia de facilitar a comunicação entre as religiões de matriz africana e fortalecer as relações existentes.

Entre Becos

Newsletter: https://entrebecos.substack.com

Instagram: @entrebecos_ssa

Grupo formado por jornalistas e comunicadores populares residentes das periferias de Salvador, na Bahia. Tem como missão promover o acesso à informação, produzida a partir das periferias de Salvador, a fim de estimular o respeito aos direitos humanos, a diversidade, a promoção da cidadania e a participação democrática. Divulgam reportagens via newsletter e whatsapp, de forma gratuita, tratando de temas como saúde, arte e cultura, economia, entre outros.

Kalifa LXXI

Youtube: https://www.youtube.com/@KalifaLXXI

Instagram: @kalifalxxi

Produtora e selo musical especializada em cultura urbana que, por meio do hip hop, investe no potencial de jovens artistas e agentes negros vindos das periferias. Uma das principais incubadoras culturais para jovens artistas do Norte e Nordeste, a Kalifa vê na cultura, arte e na comunicação um polo de transformação socioeconômica. Produz na capital baiana há uma década o 3º Round, ação de produção, afirmação, formação, reconhecimento, fomento sociocultural e artístico da periferia. O 3º Round é considerado uma das vitrines mais expressivas de cultura urbana e juventude no cenário nordestino, oportunizando intercâmbios municipais, interestaduais e a circulação de jovens artistas baiano pelo território nacional.

Raízes BA

Youtube: https://www.youtube.com/@raizesba

Instagram: @raizes_ba

Originária de Salvador e com atuação também em Feira de Santana, é organizada por produtores culturais, jornalistas e artistas negros baianos, com articulações e parcerias por outros estados brasileiros. Tem como missão promover a democratização da informação e da notícia para comunidades marginalizadas, onde a informação é negligenciada. Fortalecem contato com estruturas de resistência da sociedade (coletivos, associações, grupos culturais, pontos de cultura, quilombos), promovendo atividades educativas e formativas, produção de conteúdo audiovisual, produção cultural e publicação de notícias.

Sobre a organização do edital

O Instituto Fala é uma entidade da sociedade civil sem fins lucrativos, centrada no debate sobre o jornalismo de causas e seu papel na sociedade brasileira, a partir da perspectiva popular e da interseccionalidade entre jornalismo, comunicação e cultura. Foi fundado e é gerido por quatro grupos de mídia independente de referência no Brasil: Alma Preta, Marco Zero Conteúdo, Ponte Jornalismo e 1 Papo Reto.

O Instituto Mídia Étnica é uma organização da sociedade civil criado por jovens negros de Salvador, Bahia, em 2005, com o objetivo de realizar projetos para assegurar o direito humano à comunicação e o uso das ferramentas tecnológicas pelos grupos socialmente excluídos, especialmente a comunidade afro-brasileira. Em 2008 foi criado o portal Correio Nagô, canal de veiculação de conteúdos jornalísticos e audiovisuais.

Artigos relacionados

Editorias

Edital

Regulamento do Edital FALA! 2024 para coletivos de Pernambuco

Regulamento da seleção de bolsas para a produção de reportagens que abordem as agendas de justiça climática, justiça social e da democracia nos territórios periféricos a partir de experiências de novos formatos e linguagens nas áreas de jornalismo, comunicação e cultura.

Os organizadores do Festival FALA! Antônio Junião, Rosenildo Ferreira, Elaine Silva, Laércio Portela e Pedro Borges no encerramento da quarta edição | Créditos: Vinicius Martins / Alma Preta Jornalismo
Oportunidade

Instituto FALA! anuncia abertura de edital para coletivos de Pernambuco, no encerramento de seu festival de comunicação, culturas e jornalismo de causas.

Pernambuco, setembro de 2023 – Nos dias 21, 22 e 23 de setembro aconteceu no Recife, no Centro Cultural Cais do Sertão, a quarta edição do FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas. O evento debateu o futuro do jornalismo e seu papel na sociedade brasileira a partir da perspectiva popular, e colocou em discussão as diferentes linguagens do cotidiano, como slam, cordel, literatura, teatro, música, modos off-line (carros de som).